O "furor avaliativo" como sintoma social da educação brasileira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p439-453

Palavras-chave:

avaliação educacional;, educação brasileira, gestão educacional, psicanálise e educação, sintoma social

Resumo

A partir da práxis de pesquisa no campo de estudos de Psicanálise e Educação, em que a negação da dimensão impossível do educar retorna como impotência de saber e fracasso, este artigo põe em suspeição o aparato de gestão e avaliação escolar, o qual fornece suporte ao que se considera uma verdadeira impostura político-pedagógica à moda brasileira: as avaliações educacionais estandardizadas associadas às metas de desempenho e aos dispositivos de responsabilização escolar. A reflexão acerca do “furor avaliativo” remete à denegação simbólica no campo sociopolítico como sintoma social implicado à educação brasileira. A despeito do que se possa pensar o imaginário pedagógico nacional, o “furor avaliativo” se inscreve no registro de uma fantasia de acesso a um gozo sem limites – na medida em que se avalia justamente o que não se ensina –, retrato dessa busca por um gozo desmedido relacionado à “fantasia de Brasil”.

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Biografia do Autor

  • Eric Ferdinando Kanai Passone, Universidade Cidade de São Paulo

    Docente e vice-coordenador do Mestrado Profissional Formação de Gestores, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

O "furor avaliativo" como sintoma social da educação brasileira?. (2020). Estilos Da Clinica, 25(3), 439-453. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p439-453