A controversa democratização do acesso ao ensino superior privado

o que dizem os professores na berlinda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p423-438

Palavras-chave:

democratização, mercantilização do ensino universitário, universidade privada, professores, laço formativo perverso

Resumo

É controversa a luta pela redução da desigualdade social por meio do acesso, dito democrático, ao ensino superior, sobretudo, privado. As instituições de ensino superior privadas de caráter quase mercantil pertencentes, hoje, aos grandes conglomerados educacionais, transformaram a formação universitária em um grande negócio lucrativo, cujo sistema de exploração inclui professores e alunos ao exigir de ambos uma cumplicidade perversa. Em entrevistas realizadas com professores universitários do contexto privado, eles revelam dramas e impasses submetidos ao ethos corporativo aplicado ao ensino, que exige do mestre a negação de sua experiência e de sua autoridade enunciativa. Assim, em nome da sobrevivência do mercado educacional, o professor aliena a sua subjetividade e torna-se instrumento a serviço da rentabilidade da privatização. A pesquisa aponta para a necessidade de revisão das políticas públicas de acesso à universidade e das formas de contratos de trabalho precários para os docentes.    

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Biografia do Autor

  • Isael Sena, Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis

    Psicólogo e psicanalista. Pós-doutorando pela Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis, França.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

A controversa democratização do acesso ao ensino superior privado: o que dizem os professores na berlinda. (2020). Estilos Da Clinica, 25(3), 423-438. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p423-438