Contribuições da psicanálise no Acompanhamento Terapêutico de crianças: uma revisão da revista Estilos da Clínica

Autores

  • Anaís Oliveira Caribé Cavalcante Clínica Laços
  • Milena Lisboa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p476-493

Palavras-chave:

Acompanhamento terapêutico, Psicanálise, Criança, Autismo, Psicose

Resumo

A presente revisão de literatura se propõe a analisar algumas contribuições da Psicanálise para a clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT) com crianças, revisitando artigos da revista Estilos da Clínica - USP. Neste artigo, interroga-se acerca do acompanhante terapêutico (at), suas funções e a possibilidade de conexão com o desejo da criança em sofrimento psíquico. Foram analisados 13 artigos sobre Acompanhamento e Infância publicados na revista. A partir de uma leitura interpretativa, foram construídas três categorias: Acompanhamento Terapêutico (estrutura, formação e ética do dispositivo); Acompanhamento Terapêutico com crianças; e Acompanhamento Terapêutico com crianças autistas, psicóticas ou sem diagnóstico fechado. Assim, compreende-se a psicanálise como um excelente recurso teórico para o norteamento do Acompanhamento Terapêutico, visto que sua aposta subjetiva pode ser um trampolim para o desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

  • Anaís Oliveira Caribé Cavalcante, Clínica Laços

    Psicóloga clínica e Acompanhante Terapêutica, membro da Clínica Laços, Salvador, BA, Brasil.

  • Milena Lisboa, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Psicóloga clínica e Acompanhante Terapêutica. Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Contribuições da psicanálise no Acompanhamento Terapêutico de crianças: uma revisão da revista Estilos da Clínica. (2021). Estilos Da Clinica, 26(3), 476-493. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p476-493