Faz de conta que consigo comer: estudo de caso de uma criança com fibrose cística

caso di studio di un bambino con fibrosi cistica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p394-409

Palavras-chave:

Psicoterapia, Psicanálise, Criança, Fibrose cística

Resumo

Objetivou-se relatar o processo de psicoterapia de orientação psicanalítica de uma menina de 6 anos com dificuldades alimentares. Foi realizado acompanhamento em uma clínica escola de psicologia, com queixa principal de recusa alimentar via oral desde os quatro meses de vida. Essa recusa iniciou durante um período de internação hospitalar no qual descobriu-se o diagnóstico de Fibrose Cística. Foram realizadas 24 sessões com a paciente e 4 sessões com seus pais, para conhecer o histórico de vida da criança e propiciar um espaço de fala e orientação aos familiares.

Ao longo do acompanhamento, a alimentação foi o tema principal das sessões, as quais eram guiadas pela criança e interpretadas pela terapeuta. Esse processo possibilitou que a criança ressignificasse sua relação com os alimentos e passasse a se interessar por eles.

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Biografia do Autor

  • Gisely Farias

    Psicóloga. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, SC, Brasil.

  • Maiara Pereira Cunha

    Psicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, SC, Brasil.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Faz de conta que consigo comer: estudo de caso de uma criança com fibrose cística: caso di studio di un bambino con fibrosi cistica. (2021). Estilos Da Clinica, 26(2), 394-409. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p394-409