Contar e ser contado: apontamentos a partir do trabalho no Com Fio no Conto

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p111-122

Palavras-chave:

psicanálise, contação de histórias, ficção, brincar

Resumo

O artigo parte da experiência em uma oficina de contação de histórias dirigida a crianças que apresentam impasses em sua constituição subjetiva e com entraves orgânicos. A partir disso, teve-se como objetivo refletir sobre os movimentos em oficina, mais especificamente o jogo de posições que se ensaia entre crianças e contadoras, e aproximá-los ao brincar na infância e aos jogos constitutivos do sujeito. Sugere-se que essa intervenção aciona trânsitos no processo constitutivo, a partir do contato com a trama das histórias e da sustentação em cena das contadoras que acolhem os elementos trazidos pelas crianças. Por fim, reconhece-se a importância, neste trabalho, de legitimar e acolher as diversas formas de comunicação, conferindo às crianças o lugar de sujeitos desejantes, ativas nas histórias e em seu processo de subjetivação.

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Biografia do Autor

  • Eduarda Xavier de Lima e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga clínica. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Simone Zanon Moschen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora titular do Instituto de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura e em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura do Instutito de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contar e ser contado: apontamentos a partir do trabalho no Com Fio no Conto. (2022). Estilos Da Clinica, 27(1), 111-122. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p111-122