A escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167

Palavras-chave:

psicanálise, educação infantil, interdisciplinaridade, relato de experiência

Resumo

A escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais.

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Biografia do Autor

  • Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Ivy de Souza Dias, Centro Lydia Coriat

    Psicóloga e psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat/ POA, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Experiência Institucional

Como Citar

A escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiência. (2022). Estilos Da Clinica, 27(1), 152-167. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167