O que se transmite no processo de ensino educacional? Interlocuções entre a psicanálise e a educação no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p596-615

Palavras-chave:

Ensino, Transmissão, Psicanálise, Educação, Professor, Aluno

Resumo

Este estudo se insere em um grande eixo que busca descrever as condições subjetivas fundamentais para que haja qualquer educação. Por meio da psicanálise, tomou-se os conceitos de ensino e transmissão como operadores para compreender questões subjacentes aos processos de educar. Para tanto, realizou-se grupos focais com professores e alunos do ensino superior. Analisou-se os dados por meio da Análise de Similitude, possibilitada pelo IRaMuTeQ. Mostra-se que a transmissão, no contexto educacional, é marcada por encontros evanescentes e imprevisíveis entre alunos e professores, sujeitos em trânsito. Cabe a cada sujeito encontrar o modo mais singular de fazer algo com os saberes transmitidos, reescrevendo-os em letra própria e constituírem seu estilo.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Thomes Vargas, Faculdade Multivix

    Graduanda em psicologia e aluna bolsista de iniciação cientifica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Faculdade Multivix, São Mateus, ES, Brasil.

  • Iagor Brum Leitão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Psicólogo e psicanalista. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), Vitória, ES, Brasil.

  • Karlos Pedro Calvi Gussão, Faculdade Multivix de São Mateus

    Graduando em psicologia e aluno voluntário de iniciação científica. Faculdade Multivix, São Mateus, ES, Brasil.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Vargas, B. T., Leitão, I. B., & Gussão, K. P. C. . (2021). O que se transmite no processo de ensino educacional? Interlocuções entre a psicanálise e a educação no ensino superior. Estilos Da Clinica, 26(3), 596-615. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p596-615