Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia – Parte II

psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II

Autores

  • Kelly Cristina Brandão da Silva Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas https://orcid.org/0000-0002-3512-1481

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191

Palavras-chave:

pandemia

Resumo

O ineditismo imposto pela pandemia não impossibilita que uma análise aconteça, contudo impõe uma reflexão acerca da tática e da estratégia, orientadas pela política da Psicanálise, a qual, como bem indica Lacan, coincide com a sua ética. Este segundo número do Dossiê “Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia” reúne textos a respeito da clínica. Os autores problematizam os limites e as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica, ao discutir o caráter inventivo das experiências com a clínica online, assim como a dimensão sociopolítica do sofrimento, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social. Destacam-se vivências singulares que analisam o dispositivo institucional, o atendimento de crianças com impasses graves na constituição psíquica, assim como as vicissitudes do trabalho com adolescentes. Apesar dos inúmeros desafios, os psicanalistas parecem não ter recuado em tempos de pandemia e atendimentos virtuais. Esse é o testemunho dos autores que compõem esse dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Brandão da Silva, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas

Professora da Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp/DDHR/FCM), Campinas, SP, Brasil.

Referências

LACAN, Jacques. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Original de 1958.

VERZTMAN, J.; ROMÃO-DIAS, D. Catástrofe, luto e esperança: o trabalho psicanalítico na pandemia de COVID-19. Revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, v. 23, p. 269-290, 2020.

VIRÍLIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Silva, K. C. B. da . (2021). Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia – Parte II: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II. Estilos Da Clinica, 26(2), 189-191. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191