O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Psicologia clínica, Método psicanalítico

Resumo

O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos.

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Biografia do Autor

  • Carlos Del Negro Visintin, Universidade Metodista de Piracicaba

    Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Docente da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil. 

  • Fabiana Follador e Ambrosio, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, filiada ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

     

  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia como Profissão e Ciência da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e filiada ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos. (2023). Estilos Da Clinica, 28(1), 98-114. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114

Dados de financiamento