Transmitir e aprender: dilemas do educar contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p435-450

Palavras-chave:

discurso pedagógico, discurso do capitalista, transmitir, aprender

Resumo

O presente artigo trata do discurso pedagógico contemporâneo apontando transformações nas noções de transmitir e aprender, as quais se deslocaram da dialética própria à relação educativa para uma dilemática que se caracteriza mais pela promoção de uma paralisia que pela fluidez do trabalho subjetivo de educar. O objetivo é demonstrar, a partir de uma peça do discurso pedagógico contemporâneo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, que tais transformações são efeito do discurso chamado por Lacan (1969) de capitalista, cujo funcionamento se pauta na não formação de laço e na justa adequação entre sujeito e objeto. Para essa demonstração, foram pinçados elementos que se articulam num deslize ao discurso do capitalista. Desse modo, concluiu-se que o discurso presente nesse texto acaba por promover a referida dilemática.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lia Silva Fonteles Serra, Universidade Federal do Maranhão

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, MA, Brasil.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Coleção Debates).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. A desconstrução do Construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2014.

DESCARTES, Rene. Discurso sobre o Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DEBIEUX-ROSA, Miriam. A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. IV, n. 2, p. 329-348, 2004.

DIDIER-WEILL, Alain. Os Três Tempos da Lei. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1997.

EGAN, Kieran. Conceptions of Development in Education. Phylosofy of Education. 1998. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277105894_Conceptions_of_Development_in_Education. Acesso em: 20 fev.0 2020.

HOBSBAWM, Eric J. 1917- Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991 São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KUPFER, Maria Cristina; ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares; SOUZA, Elizeu /Clementino. Apresentação: psicanálise e educação. Revista Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, página inicial-final, out./dez. 2020.

LEBRUN, Jean-Pierre. Um mundo sem Limite: ensaio para uma clínica psicanalítica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.

LACAN. Jacques. O Seminário, livro 20: mais, ainda (1972-1973). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LACAN. Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise (1969-1970). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LACAN. Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LACAN. Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008 (Seminário Original de 1964).

SILVA, Kelly Cristina Brandão. A ruptura com a tradição e a consequente ascenção do discurso do especialista. In: CARVALHO, José Sérgio; CUSTÓDIO, Crislei (Orgs.). Hannah Arendt: a crise na educação e o mundo moderno. São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2017. p. 221-232.

VOLTOLINI, Rinaldo. Miséria ética na educação inclusiva: por uma inclusão política mais do que social. Revista Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 222-229, maio/ago. 2015.

VOLTOLINI, Rinaldo. O conhecimento e o discurso do capitalista: a despsicologização do cotidiano social. Estilos Clin., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 106-121, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282012000100008&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 22 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Transmitir e aprender: dilemas do educar contemporâneo. (2022). Estilos Da Clinica, 27(3), 435-450. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p435-450