O encontro da clínicopolítica com a escola: tensões entre o singular e o social na escolarização de crianças imigrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p332-345

Palavras-chave:

Intervenções clínicopolítica com escolas, imigração, psicanálise, sintoma, educação

Resumo

O presente artigo pretende discutir algumas facetas da construção de intervenções psicanalíticas clinicopolíticas com escolas. Parte-se de uma pesquisa-intervenção em algumas escolas municipais da cidade de São Paulo que se viram confrontadas com o silêncio de crianças de origem imigrante como um enigma a ser cuidado pelas instituições. Tem-se como objetivo discutir as tensões entre um sintoma singular e suas inscrições coletivas na produção de intervenções clinicopolíticas com escolas, estas que tem como intuito é contribuir para escolarização das crianças de origem migrante. O artigo se guiará construção do acompanhamento de uma criança que não falava nenhuma língua e colocava entraves em sua escolarização. Sublinha-se a tensão entre um sintoma singular e uma verdade social para escutar esses sintomas que, de outra forma, poderiam continuar silenciados.

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Biografia do Autor

  • Joana Sampaio Primo, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Miriam Debieux Rosa, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

O encontro da clínicopolítica com a escola: tensões entre o singular e o social na escolarização de crianças imigrantes. (2022). Estilos Da Clinica, 27(3), 332-345. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p332-345