O front na periferia: políticas de vida para a infância não sonhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p47-62

Palavras-chave:

psicanálise, educação, política, escola

Resumo

A extensão do neoliberalismo para além do campo econômico resultou na consolidação da racionalidade do capital como lei social geral e o campo da educação tem servido como importante instrumento político de manutenção desse discurso. No Brasil, presenciamos a crescente exposição à condição de precariedade induzida, especialmente de crianças e jovens da periferia, sujeitos indesejáveis e não sonhados pela nação, expostos cotidianamente a uma lógica de guerra. Contudo, a união de corpos coletivos engajados em fomentar políticas de vida em territórios marginalizados tem se implicado performaticamente para fazer vingar o sonho de um futuro diferente para as próximas gerações. Através da articulação Psicanálise, Educação e Política, apresentamos caminhos possíveis para pensar a educação escolar a contrapelo da escola neoliberal.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Maria Perrone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Flavia Tridapalli Buechler, Universidade de Brusque (UNIFEBE)

    Psicóloga, psicanalista e professora. Mestranda do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Gabriela Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga. Mestranda do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Juliana Martins Costa Rancich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga e psicanalista. Mestranda do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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2023-04-30

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O front na periferia: políticas de vida para a infância não sonhada. (2023). Estilos Da Clinica, 28(1), 47-62. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p47-62