Intervenção psicanalítica em grupo em uma clínica-escola: considerações teórico-clínicas

Autores

  • Leônia Cavalcante Teixeira Universidade Fortaleza; Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p196-207

Palavras-chave:

Psicanálise, Subjetividade, Instituição, Infância, Clínica-escola

Resumo

Este artigo discute o campo de atuação do psicanalista em institui ções, tomando como refer ência o trabalho em grupo com crianças em uma clínica-escola. A pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto “Oficina terapêutica Conto e Traço”, centrado no atendimento de crian ças em grupo, com base nos pressupostos teórico-clínicos da psicanálise, tendo sido privilegiadas as atividades de contar e desenhar histórias. O estudo deu ênfase à discussão sobre o encaminhamento clínico das queixas e sobre os agenciamentos institucionais que atravessavam a clínica. Concluímos pela importância da interven- ção psicanalítica extra-consult ório em instituições, ressaltando a escuta em grupo como dispositivo de agenciamento de subjetividades.

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Publicado

2007-06-01

Como Citar

Intervenção psicanalítica em grupo em uma clínica-escola: considerações teórico-clínicas. (2007). Estilos Da Clinica, 12(22), 196-207. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p196-207