Representações maternas: teóricos e possibilidades de avaliação e intervenção clínica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v16i1p186-203Palavras-chave:
representações maternas, psicanálise, relação mãe-criançaResumo
As representações maternas englobam expectativas, fantasias e desejos da mãe sobre o bebê, assim como os aspectos transgeracionais ligados a isso. O objetivo do presente artigo é abordar essas representações, destacando as representações da mulher sobre a sua própria mãe e sobre o bebê. Além disso, buscou-se apresentar as possibilidades de avaliação e intervenção clínica sobre essas representações, segundo a perspectiva psicanalítica. Ressalta-se que a exploração das representações maternas constitui uma importante ferramenta da clínica pais-bebê, auxiliando na melhoria da qualidade dessa relação. Em decorrência disso, tal investigação poderia ser mais utilizada tanto no contexto clínico como de pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. O material deve ser acompanhado também de uma declaração de direito autoral do(s) autore(s) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, __________, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado __________, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.