Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clÃnica das práticas profissionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v17i1p76-87Palavras-chave:
formação de professores, psicanálise, educaçãoResumo
Na direção da análise das práticas docentes, de orientação psicanalÃtica, a implicação subjetiva eprofissional do professor, no exercÃcio de seu ofÃcio, demanda a necessária articulação entre conhecimento e saber, isto é, entre o conhecimento possÃvel e contingencial, produzido pela ciência, e o (des)conhecimento do enigma que anima o sujeito, um saber não-sabido, portador de verdade. Para que o conhecimento não se reduza à dimensão de objeto de troca e de gozo do Outro, o professor, marcado por seu estilo singular, dá testemunho do saber que o habita e o interroga, enquanto produção de desejo, cuja verdade torna-se o caminho a guiá-lo na aventura de educar entre Sila e CarÃbdis. Tal é o desafio à formação de professores, na perspectiva da análise clÃnica das práticas profissionais, cuja origem histórica permite compreender e analisar seus desdobramentos, nos dias atuais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, __________, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado __________, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.