O lugar do psicanalista na escola

Autores

  • Ruth Helena Pinto Cohen EBP-RJ
  • Cristiane Fiaux Lessa EBP-RJ
  • Daisy Christine Melo EBP-RJ
  • Gisella Cohen EBP-RJ
  • Márcia Denise Dutra Sias Instituto Metodista Bennett
  • Oziléia Glen Gomes Serafim Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rachel Tinoco Marinho Alves Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Abecassis Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p17-26

Palavras-chave:

Psicanálise, educação, fracasso escolar, ética e política

Resumo

Este trabalho busca pensar a tensão inerente à ação educativa em seu aspecto formal, praticada pela escola, e no informal, ministrada pela família, levantando alguns pontos de impossibilidade que vêm se transformando em impotência e conseqüente fracasso da educação. O fracasso escolar, considerado uma das patologias de nosso tempo, vem sendo associado à manipulação das promessas de gozo inerentes às ações políticas da educação amparadas por uma ética da globalização e da queda de ideais. Estas questões interrogam o psicanalista na interseção psicanálise e educação.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Dossiê

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