O lugar do analista na extensão da psicanáliseà inclusão escolar

Autores

  • Jeanne Marie de Leers Costa Ribeiro Escola Brasileira de Psicanálise
  • Angélica Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa em Teoria Psicanalítica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i23p26-35

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Psicanálise, Autismo, Psicose, Instituição

Resumo

O trabalho aborda a extensão da psicanálise sob a forma de interlocução entre as equipes das instituições de saúde mental e de ensino em torno da inclusão escolar. Trata-se de pesquisa realizada com crianças em tratamento no SAIIJ do Instituto Philippe Pinel com o objetivo de acompanhar casos de crianças autistas e psicóticas incluídas na rede regular de ensino público do Rio de Janeiro. A psicanalista se fez presente na condução de reuniões com profissionais do serviço clínico e equipe pedagógica das escolas. São apresentados dois casos acompanhados e discutidos os efeitos de segregação e criação de laços sociais

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Dossiê: Terapêutica e Estílos da Clínica

Como Citar

O lugar do analista na extensão da psicanáliseà inclusão escolar. (2007). Estilos Da Clinica, 12(23), 26-35. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i23p26-35