O impacto do discurso da ciência na relação professor-aluno: repercussões em psicanálise

Autores

  • Marcelo Fonseca Gomes de Souza Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p210-223

Palavras-chave:

discurso da ciência, escola, professor, aluno, psicanálise

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a repercussão do " Discurso da Ciência" - tal como pensado por Jacques Lacan no " Seminário 17: o avesso da psicanálise" - no universo escolar. Ao destacar o saber como a dominante do Discurso e o Significante- Mestre (S1) como a verdade que o determina, busca-se analisar os impactos de sua assimilação no espaço escolar a partir de dois focos nucleares: o professor - descrito aqui como apenas um técnico que deve apreender conhecimentos e desenvolver competências para sua intervenção prática - e o aluno - que aparece, neste espaço, como duplamente subjugado.

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Publicado

2008-06-01

Como Citar

Souza, M. F. G. de, & Pereira, M. R. (2008). O impacto do discurso da ciência na relação professor-aluno: repercussões em psicanálise. Estilos Da Clinica, 13(24), 210-223. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p210-223