Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismo

Autores

  • Anahi Canguçu Marfinati Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p244-262

Palavras-chave:

autismo, psiquiatria infantil, história, psicopatologia infantil.

Resumo

O presente artigo constitui-se em um estudo conceitual que tem por objetivo traçar um percurso histórico do saber psiquiátrico sobre a criança, assinalando o modo como a conceituação de autismo infantil origina-se dentro desse panorama. Para tal, dividimos este trabalho em três momentos: o primeiro, dedicado à discussão da noção de retardamento mental, seguido pela problematização das primeiras reflexões acerca das psicoses da infância e o nascimento da clínica pedopsiquiátrica e a conceituação de autismo pela Psiquiatria. Assim, buscamos compreender o sentido e a origem das práticas atuais, analisando criticamente os manuais psiquiátricos e sua repercussão na psicopatologia infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahi Canguçu Marfinati, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, SP, Brasil.

Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

Marfinati, A. C., & Abrão, J. L. F. (2014). Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismo. Estilos Da Clinica, 19(2), 244-262. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p244-262