Segregação do desejo na “escolha” profissional e seus impasses subjetivos no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p407-422

Palavras-chave:

trabalho e laço social, autoria docente, segregação do desejo, pesquisa, universidade

Resumo

O artigo tematiza a importância do trabalho como meio de afirmação para o sujeito em sua inscrição no circuito da construção civilizatória. Problematiza a investigação da atividade docente, convocada a um processo de ressignificação em um cenário em que as escolhas profissionais parecem cada vez mais apartadas do desejo e assentadas em promessas de satisfação desvinculadas da história de cada qual. Por meio da interrogação de fragmento de caso clínico e de comentários extraídos da internet, o objetivo do texto é lançar questões sobre os impactos do atual imperativo de gozo nas escolhas profissionais e na atuação docente. Conclui-se que a formação universitária, em um pacto com a pesquisa, precisa encontrar meios de transcender a lógica da sobrevivência e subsistência e recuperar o que se encontra na essência da palavra.

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Biografia do Autor

  • Bionor Rebouças Brandão Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-Campus Salvador)

    Psicólogo. Professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-Campus Salvador), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

  • Maria de Lourdes Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Psicóloga e psicanalista. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Segregação do desejo na “escolha” profissional e seus impasses subjetivos no trabalho docente. (2020). Estilos Da Clinica, 25(3), 407-422. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p407-422