Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica

Autores

  • Odana Palhares Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais
  • Marise Bartolozzi Bastos Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p246-267

Palavras-chave:

formação de professores, psicanálise, grupo de escuta de professores, educação inclusiva, creches.

Resumo

O objetivo do artigo é o de discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise comparece trazendo questões que visam elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas advertindo que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Odana Palhares, Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

    Professora titular da Universidade Ibirapuera. Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) e pesquisadora associada no Grupo de Pesquisas Metodologia IRDI nas creches do Diretório de Pesquisas CNPq.

  • Marise Bartolozzi Bastos, Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

    Professora titular da Universidade Ibirapuera. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. (2017). Estilos Da Clinica, 22(2), 246-267. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p246-267