Ilusão, criatividade e paradoxo: pré-condições para a capacidade de brincar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p204-216

Palavras-chave:

brincar, criatividade, ilusão, paradoxo

Resumo

Inscrevendo-se de maneira singular na tradição psicanalítica, Winnicott estabelece uma situação de observação padronizada de bebês em que o brincar surge como critério diagnóstico e terapêutico para o desenvolvimento infantil. Esta observação passa a operar como uma matriz do pensamento winnicottiano, a partir da qual será elaborada a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. O presente artigo busca destacar quais seriam as precondições para o desenvolvimento da capacidade de brincar do bebê humano, identificando alguns pontos de continuidade e inflexão com relação à teorização freudo-kleiniana sobre o brincar e o desenvolvimento emocional da criança: as relações entre a critividade, ilusão e o paradoxo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marilia Velano, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Psicóloga e psicanalista. Doutora em Psicología pela Universidade de São Paulo, Professora do Departamento de Psicanálise com Criança do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, SP, Brasil.

     

     

     

     

  • Leopoldo Fulgencio, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Professor Livre Docente do Instituto de Psicología da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Abram, J., & Hinshelwood, R. D. (2018). The clinical paradigms of Melanie Klein and Donald Winnicott. Comparations and dialogues. Routledge.

Dias, E. O. (2003). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago Editora.

Freud, S. (1908e). Escritores criativos e devaneio. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas de Sigmund Freud (J. Salomão, Trad., Vol. 9, pp. 149-158). Imago.

Fulgencio, L. (2013). A situação do narcisismo primário. Revista Brasileira de Psicanálise, 47(3), 131-142.

Fulgencio, L. (2016). Os narcisismos e a sexualidade: da experiência narcísica de ser à experiência de investir libidinalmente o eu e os objetos. In J. Birman, L. Fulgencio, D. Kupermann & E. L. Cunha (Eds.), Amar a si mesmo e amar o outro. Narcisismo e sexualidade na psicanálise contemporânea (pp. 215-224). Zagodoni.

Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional como uma psicologia de base fenomenológica. Edusp-Fapesp.

Garcia, C. (2007). O conceito de ilusão em psicanálise: estado ideal ou espaço potencial? Estudos de Psicologia, 12 (2), 169-175.

Kavalier-Adler, S. (2014). The Klein-Winnicott dialectic. Transformative new metapsychology and interactive clinical theory. Karnac Books.

Klein, M. (1955). A técnica psicanalítica através do brincar: sua história e significado Obras completas de Melanie Klein (Volume III. Inveja e gratidão e outros trabalhos 1946-1963) (pp. 149-168). Imago.

Likierman, M. (2008). Donald Winnicott and Melanie Klein: compatible outlooks? In L. Caldwell (Ed.), Winnicott and the psychoanalytic tradition. Karnac Books.

Loparic, Z. (2006). De Freud a Winnicott: aspectos de uma mudança paradigmática. Revista de Filosofia e Psicanálise Natureza Humana, 8 (Especial 1), 21-47.

Phillips, A. (2007). Winnicott. Idéias e Letras.

Roussillon, R. (1991). Paradoxos e situações limites da psicanálise. São Leopoldo. Unisinos.

Safra, G. (1999). A clínica em Winnicott. Natureza humana, 1, 91-101.

Safra, G. (Producer). (2006). Do holding à sustentação da experiência de si: entre o ser e o não-ser. Módulo I.

Winnicott, D. W. (2000a). O apetite e os problemas emocionais Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas (pp. 91-111). Imago. (Trabalho original publicado em 1958)

Winnicott, D. W. (2000b). A observação de bebês numa situação padronizada. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas (pp. 112-132). Imago. (Trabalho original publicado em 1941)

Winnicott, D. W. (2000c). Desenvolvimento emocional primitivo. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas (pp. 218-232). Imago. (Trabalho original publicado em 1945)

Winnicott, D. W. (1983a). Enfoque pessoal da contribuição Kleiniana O ambiente e os processos de maturação (pp. 156-162). Artmed. (Trabalho original publicado em 1965)

Winnicott, D. W. (1983b). Teoria do relacionamento paterno-infantil. O ambiente e os processos de maturação. (pp. 38-54). Artmed. (Trabalho original publicado em 1960)

Winnicott, D. W. (1999). O conceito de indivíduo saudável Tudo começa em casa (pp. 3-22). Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1971)

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ilusão, criatividade e paradoxo: pré-condições para a capacidade de brincar. (2022). Estilos Da Clinica, 27(2), 204-216. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p204-216