Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clínica das práticas profissionais

Autores

  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília; Programas stricto sensu em Psicologia e em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v17i1p76-87

Palavras-chave:

formação de professores, psicanálise, educação

Resumo

Na direção da análise das práticas docentes, de orientação psicanalítica, a implicação subjetiva eprofissional do professor, no exercício de seu ofício, demanda a necessária articulação entre conhecimento e saber, isto é, entre o conhecimento possível e contingencial, produzido pela ciência, e o (des)conhecimento do enigma que anima o sujeito, um saber não-sabido, portador de verdade. Para que o conhecimento não se reduza à dimensão de objeto de troca e de gozo do Outro, o professor, marcado por seu estilo singular, dá testemunho do saber que o habita e o interroga, enquanto produção de desejo, cuja verdade torna-se o caminho a guiá-lo na aventura de educar entre Sila e Caríbdis. Tal é o desafio à formação de professores, na perspectiva da análise clínica das práticas profissionais, cuja origem histórica permite compreender e analisar seus desdobramentos, nos dias atuais.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clínica das práticas profissionais. (2012). Estilos Da Clinica, 17(1), 76-87. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v17i1p76-87