Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia
  • Nayara Serrano Barcelos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Tassara Berni Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karina de Almeida Casula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiza Pinheiro Mendes Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ellen Rose Fernandes Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Educação
  • Karina Nihari Maciel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirella César Ferraz Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Soares Otoni Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p421-440

Resumo

O interesse e a preocupação em relação ao uso de dispositivos tecnológicos pelos adolescentes têm se acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizadas em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola . (2015). Estilos Da Clinica, 20(3), 421-440. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p421-440