O trabalho em sala de espera como dispositivo clínico: estrutura e função no processo de acolhimento em uma clínica-escola

Autores

  • Thiago Pereira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto William Obino Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Henrique Kessler Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Psicanálise e Psicopatologia
  • Liliane Seide Froemming Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Psicanálise e Psicopatologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p756-771

Palavras-chave:

psicanálise, acolhimento, sala de espera, entrevistas iniciais, clínica-escola

Resumo

Fazer algo com o tempo e o espaço de um contexto de espera tem-se apresentado, em diversas áreas e locais de atuação, como importante movimento no atendimento em saúde. Este artigo apresenta um dispositivo clínico de trabalho em sala de espera desenvolvido no processo de acolhimento e início do tratamento em uma clínica-escola, denominado “entrevistas iniciais”. Sua estrutura e função são situadas a partir do campo conceitual da psicanálise, no que se destaca seu papel no acolhimento dos pacientes e enlace da transferência, na construção do caso clínico em equipe e na formação dos clínicos envolvidos

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Biografia do Autor

  • Thiago Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduando em Psicologia e membro do grupo de pesquisa “A Pesquisa Clínica em Transferência” na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roberto William Obino Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carlos Henrique Kessler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Psicanálise e Psicopatologia
    Professor do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e diretor da Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA)
  • Liliane Seide Froemming, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Psicanálise e Psicopatologia
    Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e membro da equipe da Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA)

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Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Experiência Institucional

Como Citar

O trabalho em sala de espera como dispositivo clínico: estrutura e função no processo de acolhimento em uma clínica-escola. (2016). Estilos Da Clinica, 21(3), 756-771. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p756-771