Algumas notas sobre um trabalho de escuta e experiência em Rodas de Conversa com professores no contexto da inclusão: da "Rua de Mão Única" às "Passagens"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p406-429

Palavras-chave:

psicanálise, formação docente, inclusão, experiência, saber.

Resumo

Este artigo apresenta  um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como ponto de partida a experiência com docentes que recebem crianças consideradas da Educação Especial em duas escolas públicas estaduais de um município localizado no interior do Rio Grande do Sul. O estudo investigou o modo como as Rodas de Conversa podem contribuir para a formação continuada de educadores que recebem alunos ditos de inclusão. O objetivo principal foi interrogar se, ao sublinhar a experiência do sujeito-educador, o dispositivo de escuta/intervenção de docentes, no contexto da inclusão,  seria capaz de produzir o deslocamento da queixa ao enigma. A metodologia utilizada para a condução e a análise do material foi inspirada na escuta psicanalítica conjugada aos efeitos ético-metodológicos advindos do tema da experiência em Walter Benjamin. O trabalho contribui especialmente para pensar os efeitos que a construção do saber da experiência pode produzir  na construção de uma micropolítica de inclusão.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liege Bertolini Fasolo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

  • Roselene Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga e psicanalista. Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Algumas notas sobre um trabalho de escuta e experiência em Rodas de Conversa com professores no contexto da inclusão: da "Rua de Mão Única" às "Passagens". (2018). Estilos Da Clinica, 23(2), 406-429. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p406-429