Ferenczi e a educação

desconstruindo a violência desmentida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p246-261

Palavras-chave:

violência, desmentido, trauma, psicanálise, educação

Resumo

Experiências clínicas e postulados teóricos de Sandor Ferenczi trazem inúmeras contribuições para a Educação. Procuramos articular, neste artigo, duas formas de violência desmentida, uma coletiva e outra estranhamente familiar. Trata-se de duas dimensões fundadas num traumatismo radicalmente desestruturante, posto que resulta na clivagem do eu. Desenvolvemos a hipótese de que a desautorização do sujeito no plano societário - pela violência objetiva da exploração pelo capital - potencializa a identificação com o agressor e a reprodução de mecanismos incapacitantes na esfera educacional. O traumático da violência atuada entre os sujeitos na escola é sobreposto por uma clivagem introjetada na divisão de classes, especificamente na separação entre o ensino público e privado, bem como no racismo desmentido da sociedade brasileira. Introjeção e transferência fomentam esse processo. O embate entre os mundos adulto e infantil, com a imposição hierárquica de um saber vertical e hegemônico, costuma irromper como passagem ao ato no plano intersubjetivo. A imbricação inconsciente desses dois planos de violência clivada deve ser compreendida para que fragilidades narcísicas venham a ser integradas empaticamente no sentir com o outro. A sensibilidade para uma transferência mútua permite ao professor expor corajosamente suas fragilidades diante da hipocrisia sistêmica, promovendo reconhecimento dos sujeitos mais vulneráveis.

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Biografia do Autor

  • Marilia Etienne Arreguy, Universidade Federal Fluminense

    Psicanalista participante do Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

  • Fernanda Ferreira Montes, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Departamento Fundamentos Pedagógicos, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Ferenczi e a educação: desconstruindo a violência desmentida. (2019). Estilos Da Clinica, 24(2), 246-261. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p246-261