Adolescentes "filhos da migração" e o Estado

apontamentos envolvendo psicanálise e educação no contexto francês

Autores

  • Gabriel Inticher Binkowski Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i1p48-62

Palavras-chave:

Transcultural, Migração, Educação, Adolescência, Psicanálise

Resumo

Circunscrevo nesse trabalho algumas das características e impasses vividos por adolescentes oriundos de famílias migrantes na França. Esses jovens são frequentemente colocados num espaço social fronteiriço, notadamente na sua experiência na Educação Nacional, essa se constituindo como uma série de dispositivos de transmissão tanto de conteúdos escolares quanto de modos de vida e de cultura que são ligados a uma certa ideia republicana de sociedade ocidental. Pensamos aqui a educação como uma cultura à parte, que oferece modos de ser, agir, pensar, sentir, além de toda uma miríade de representações e conteúdos de valor antropológico. Isso, por vezes, se choca com outras valências culturais, linguísticas e identitárias vividas e trazidas por esses adolescentes que costumam viver uma espécie de cisão entre mundos e espaços subjetivos tão diferentes entre aqueles de casa e do campo social (via educação). Tais questões são aqui tratadas por meio de nossa experiência como profissional de saúde mental na França, trazendo dois casos que foram acompanhados e que retratam os dramas do adolescer em situação transcultural. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Inticher Binkowski, Universidade de São Paulo

    Psicanalista. Pós-Doutorando em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Ahovi, J. & Moro, M.R. (2010). Rites de passage et adolescence, Adolescence, 74(4), 861-871.

Assoun, P.-L. (2001). Le freudisme. Paris: PUF.

Belkaïd, N. & Guerraoui, Z. (2003). La transmission Culturelle. Le regard de la psychologie interculturelle. EMPAN, (51), 124-128.

Binkowski, G.I. (2018). Apresentação – Georges Devereux: da etnopsiquiatria à psicanálise como artifício paradigmático das ciências humanas e sociais. Lacuna, (6). Recuperado de https://revistalacuna.com/2018/12/14/n06-07/

Carneiro, C. (2018). Os estudos de caso múltiplos: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, 29(2), 314-321. https://doi.org/10.1590/0103-65642017015

Delalande, J. (2007). Des recherches sur l’enfance au profit d’une anthropologie de l’école. Ethnologie française, 4(37), 671-679.

Derrida, J. (2007). Força de Lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes.

Fassin, D. (2000). Les politiques de l’ethnopsychiatrie. La psyche africaine, des colonies africaine aux banlieues parisiennes. L’Homme, (153), 231-250.

Freud, S. (1925/2003). Prefacio para un libro de August Aichhorn. In S. Freud, Obras Completas. (vol. 3, pp. 3216-3217) (L. López-Ballesteris y de Torres, trad.). Buenos Aires: Editorial El Ateneo. (Trabalho original publicado em 1925).

Gastaud, Y. (2007). Milieux politiques, immigration et Coupe du Monde 1998 de football: la paranthèse enchantée. Migrations Société, (110), 141-151.

Giraud, F. (2006). L’enfant de migrants et l’école. In M.R. Moro, Q. De La Noë & Y. Mouchenik (Orgs.), Manuel de psychiatrie transculturelle (pp. 401-411). Grenoble: Éditions La Pensée Sauvage.

Guignard, F. (2015).Quelle psychanalyse pour le XXIe siècle? Tome I. Concepts psychanalytiques en mouvements. Montreuil-sous-Bois: Les Éditions d’Ithaque.

Gurski, R. & Pereira, M. R. (2016). A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea. Psicologia USP, 27(3), 429-440. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-656420150005

Kernier, N. & Cupa, D. (2012). Adolescência: muda psíquica à procura de continentes. Ágora, (XV), 453-467. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-14982012000300007.

Lacan, J. (1938/2001). Les complexes familiaux dans la formation de l’individu. Essai d’analyse d’une function en psychologie. In J. Lacan, Autres écrits (pp. 23-84). Paris: Seuil. (Trabalho original publicado em 1938).

Lajonquière, L. (de) (2006). A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância. Educação & Realidade, 31(1), 89-106. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227043003.pdf

Lajonquière, L. (de) (2017). Elucidação comparativa dos estudos em psicanálise e educação na França e no Brasil: a psicanálise aplica-se à educação? Educar em Revista, (64), 19-33. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49813

Lesourd, S. (1998). Les désarrimés de la loi. In J.-J. Rassial (Org.), Y a-t-til une psychopathologie des banlieues? (pp. 33-41). Ramonville Saint-Agne: Editions Erès.

Miller, J.-A. (2015). Em direção à adolescência. Minas com Lacan. Recuperado de http://minascomlacan.com.br/publicacoes/em-direcao-a-adolescencia/

Moro, M.R. (2002). Enfants d’ici venus d’ailleurs. Paris: Hachette.

Moro, M.R. (2006). Bases de la clinique transculturelle. In T. Baubet & M.R. Moro (Orgs.), Psychopathologie Transculturelle (pp. 159-178). Issy-les-Moulineaux: Elsevier Masson.

Moro, M.R. (2010). Grandir en situation transculturelle. Bruxelles: Éditions Fabert.

Nathan, T. (2001). Nous ne sommes pas seuls au monde. Les enjeux de l’ethnopsychiatrie. Paris: Le Seuil.

Oliveira, H.M. & Hanke, B.C. (2017). Adolescer na contemporaneidade: uma crise dentro da crise. Ágora, XX(2), 295-310. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44142017002001

Rassial, J.-J. (Org.). (1998). Y a-t-til une psychopathologie des banlieues? Ramonville Saint-Agne: Editions Erès.

Sauvagnat, F. (2009). Conferência de abertura do Colóquio Internacional sobre Juventude: Laço Social e Criminalidade. Universidade Federal de Minas Gerais. 30 out. 2009.

Skandrani, S. & Bouche-Florin, L. (2009). Adolescence: la construction identitaire et ses aléas. In T. Baubet & M.R. Moro (Orgs.), Psychopathologie Transculturelle (pp. 220-239). Issy-les-Moulineaux: Elsevier Masson.

Vanier, A. (2016). Un retour sur l’adolescence. Adolescence, 34(2), 251-260.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Adolescentes "filhos da migração" e o Estado: apontamentos envolvendo psicanálise e educação no contexto francês. (2020). Estilos Da Clinica, 25(1), 48-62. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i1p48-62