Saber, inteligência e tradição: o educar e o educador em Chaui, Rancière e Lajonquière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p312-327

Palavras-chave:

relação professor-aluno, ilusão psicopedagógica, docência

Resumo

O artigo parte da compreensão que Marilena Chaui, Jacques Rancière e Leandro de Lajonquière expressam sobre aspectos decisivos à relação professor-aluno. Particularmente no que dizem a respeito do ensino-aprendizagem. Com isso, explicitamos uma formulação subjacente ao que pensam esses autores acerca do ser professor. Referendamos suas posições ao identificarmos nelas uma relação entre saber, inteligência e tradição, a qual seja, os lugares que ocupam professor e aluno ante o conhecimento localizado em certa tradição discursiva na qual as personagens dessa trama estão inseridas. Um movimento de ideias tal que, no cotejo entre esses pensadores, culminou num exame sobre o mito tecnicizante e desenvolvimentista que tem norteado certas abordagens pedagógicas predominantes no Brasil, especialmente no que concernem ao ser professor.

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Biografia do Autor

  • Fabio Ferreira Jesus, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Doutorando pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor da Rede Municipal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-08-31

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Artigos

Como Citar

Saber, inteligência e tradição: o educar e o educador em Chaui, Rancière e Lajonquière . (2022). Estilos Da Clinica, 27(2), 312-327. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p312-327