Coparentalidade: um estudo de revisão sistemática de literatura

Autores

  • Priscilla Bellard Mendes de Souza Universidade Federal do Pará. Faculdade de Educação
  • Maely da Silva Ramos Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p700-720

Palavras-chave:

coparentalidade, revisão sistemática, instrumentos

Resumo

O conceito de coparentalidade tem sido cada vez mais correlacionado ao ajustamento infantil e desenvolvimento dos filhos. Através de uma revisão sistemática da literatura, este artigo descreve as medidas de coparentalidade mais frequentes, assim como os contextos familiares mais investigados encontradas nos estudos do banco de dados da Capes. Foram analisados somente estudos empíricos, nos idiomas inglês, português e espanhol publicados entre os anos 2000 e 2014. Dois testes de relevância foram aplicados, tendo sido aprovados para análise final 37 estudos. Os resultados mostraram que há predominância dos instrumentos em forma de escalas, tendo sido encontrado com maior frequência os instrumentos Coparenting Family Rating System, o Protocolo de Observação Coparental e o Parental Alliance Inventory, sendo a família nuclear a configuração familiar mais estudada. A partir da pesquisa realizada, pôde-se concluir que as pesquisas empíricas de coparentalidade precisam agregar metodologias qualitativas e possibilitar que famílias heterogêneas sejam investigadas

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscilla Bellard Mendes de Souza, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Educação
    Professora da Faculdade de Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maely da Silva Ramos, Universidade Federal do Pará
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Coparentalidade: um estudo de revisão sistemática de literatura. (2016). Estilos Da Clinica, 21(3), 700-720. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p700-720