Enquadres diferenciados ser e fazer: a princesinha e o veneno da planta da floresta

Autores

  • Vera Lúcia Mencarelli
  • Adriana Micelli Baptista
  • Tania Maria José Aiello Vaisberg Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p319-338

Palavras-chave:

crianças com HIV, comunicação do HIV, método psicanalítico, enquadres diferenciados, mudança psicoterapêutica

Resumo

Este trabalho objetiva pesquisar a potencialidade mutativa do uso de histórias ficcionais personalizadas para revelar diagnóstico de doença orgânica para crianças e adolescentes. Articula-se ao redor de sessões de atendimento psicológico de uma adolescente HIV+, registradas sob a forma de narrativas transferenciais e apreciadas à luz do Procedimento de Ambrosio e Vaisberg de avaliação de benefícios psicoterapêuticos. Por essa via, foi possível constatar que o uso da história favoreceu uma experiência mutativa de transição desde um posicionamento defendido e dissociado para outro mais integrado e menos ansioso, caracterizado pela possibilidade de maior tolerância ao sofrimento quando o pertencimento à vida comum é oferecido. Interlocuções clínico-reflexivas com a psicaná- lise winnicottiana finalizam o texto, evidenciando a passagem do diagnóstico HIV+ de objeto subjetivo para objeto pertencente ao mundo compartilhado

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Biografia do Autor

  • Vera Lúcia Mencarelli
    Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Adriana Micelli Baptista
    Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Tania Maria José Aiello Vaisberg, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica
    Livre-docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Enquadres diferenciados ser e fazer: a princesinha e o veneno da planta da floresta. (2017). Estilos Da Clinica, 22(2), 319-338. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p319-338