Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar

Autores

  • Lorena da Silva Lopes Universidade de Fortaleza
  • Leônia Cavalcante Teixeira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p291-303

Palavras-chave:

automutilação, adolescência, escola, psicanálise

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a automutilação e suas narrativas por adolescentes em contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa que envolve a psicanálise e o campo da educação, como um trabalho possível da clínica institucional. A partir de estudos de casos de uma escola privada em Fortaleza, são discutidos os seguintes aspectos: autolesão e os efeitos na escola, conflitos socio-familiares e processo de subjetivação adolescente. Conclui-se que a partir de uma escuta qualificada na escola é possível dar voz aos adolescentes para que possam produzir um saber sobre si, e ao seu modo sustentar seu mal estar.

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Biografia do Autor

  • Lorena da Silva Lopes, Universidade de Fortaleza

    Psicóloga. Mestre pela Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil. 

  • Leônia Cavalcante Teixeira, Universidade de Fortaleza

    Professora Titular da Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

     

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar. (2019). Estilos Da Clinica, 24(2), 291-303. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p291-303