Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57

Palavras-chave:

Psicanálise, Trabalho, Educação, Sofrimento, Pandemia

Resumo

Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.

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Biografia do Autor

  • Marta Rezende Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental pela Universidade Paris Diderot (Paris 7, França); Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

  • Aline Gonçalves Demantova, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre em Teoria Psicanalítica/UFRJ; Psicóloga clínica e Psicanalista; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica/UFRJ

  • Gabriel Ventura Lara e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Aluno de Graduação; Extensionista do Instituto de Psicologia/UFRJ

  • Júlia Christo Davel Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Aluna de graduação; Extensionista do Instituto de Psicologia/UFRJ

  • Vitor Hugo Lara Honorio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Aluno de graduação; Extensionista do Instituto de Psicologia/UFRJ

  • Yasmin de Aguiar Tannuri, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Aluna de graduação; Extensionsita do Instituto de Psicologia/UFRJ

Referências

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores. (2021). Estilos Da Clinica, 26(1), 44-57. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57