Orientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p29-43

Palavras-chave:

Psicanálise, Orientação educacional, Ensino remoto, Escuta, Parentalidade

Resumo

O presente artigo traz, a partir da análise das falas dos atendimentos realizados pela orientação educacional no período de ensino remoto, efeitos e reflexões que um espaço de escuta pode produzir durante a pandemia de COVID-19. De modo virtual, a busca pelo Serviço de Orientação Educacional seguiu acontecendo, e trouxe pontos que nos são caros para pensar a parentalidade na atualidade. À luz da psicanálise, discute-se dois apontamentos a partir dos atendimentos realizados: o primeiro localiza-se justamente na demanda que é levada à escola, sinalizando um apelo ao saber sobre a criança à quem supõe-se saber sobre toda criança. O segundo diz respeito ao discurso dos pais sobre o filho - que revela algo para além daquilo que se apresenta.

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Biografia do Autor

  • Iris Ramos Lacava Ferraz, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Orientadora educacional. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasi

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Orientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota. (2021). Estilos Da Clinica, 26(1), 29-43. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p29-43