O pensamento psicanalítico sobre o autismo a partir da análise da Revista Estilos da Clínica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v16i1p14-31Palavras-chave:
autismo, psicanálise, Estilos da ClínicaResumo
Atualmente, observamos o surgimento de trabalhos clínicos e institucionais com crianças autistas no Brasil, cujos reflexos resultaram em publicações distribuídas em periódicos nacionais. Este artigo tem por objetivo discutir o tema do autismo a partir da análise de artigos publicados no periódico Estilos da Clínica, o qual é direcionado ao tema da infância e psicanálise. Para tal, fizemos um estudo qualitativo de artigos publicados nesta revista (de 1996 a 2007), congregando um total de trinta e cinco trabalhos. A discussão é apresentada por meio de eixos temáticos: a clínica e perspectivas de tratamento e a problemática da escolarização destinada a essas crianças.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.