Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico

Autores

  • Janine Filloux

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Transferência

Resumo

O presente artigo analisa alguns escritos provenientes do movimento de pedagogia analítica, publicados entre 1926 e 1937, na Revista de Pedagogia Analítica, bem como algumas obras pedagógicas contemporâneas que se referem à psicanálise. Tem corno objetivo básico mostrar que a questão da transferência está no centro da discussão da psicanálise e da pedagogia, separando-as mais do que aproximando-as. Propõe que a abordagem dos fenômenos transferenciais na prática pedagógica pode permitir esclarecer a natureza do pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico. (2002). Estilos Da Clinica, 7(13), 42-77. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77