Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças

Autores

  • Maria Francisca Lier-De Vitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem; Programa de Estudos Pós-Graduados
  • Lourdes Andrade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação; Serviço de Patologia da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p54-71

Palavras-chave:

distúrbios de leitura e escrita, escritas sintomáticas, Clínica de Linguagem, clínica fonoaudiológica

Resumo

Este trabalho problematiza a concepção de escrita como representação da fala, posição teórica que prevalece no tratamento de crianças com problemas de leitura e escrita. Apresenta, também, uma abordagem alternativa que considera, na interpretação da relação criança-escrita, a incidência do funcionamento da linguagem. Discute, ainda, com base em materiais de sessões clínicas, implicações/ efeitos dessa mudança de paradigma na movimentação de algumas questões centrais para o atendimento na Clínica de Linguagem como, por exemplo, a relação oralidade- escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. (2008). Estilos Da Clinica, 13(24), 54-71. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p54-71