Sándor Ferenczi: as passarelas criativas

Autores

  • Bernard Gérard Pechberty Université Paris Descartes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p205-216

Palavras-chave:

traumatismo, a criança no adulto, ambientes, cuidado e psicanálise

Resumo

Este artigo discute algumas contribuições centrais de Sándor Ferenczi presentes na primeira parte de sua obra. Discípulo de Sigmund Freud, ele conquistou a sua independência e desenvolveu uma reflexão sobre o traumatismo. A partir de sua experiência clínica, ele acentua a dimensão terapêutica essencial à psicanálise, diante ao intelectualismo dominante dos praticantes. Ele define uma nova relação entre a criança e os adultos, em contraposição ao infantil freudiano. Em decorrência disso, resultaram em algumas consequências: a importância do corpo em um sujeito dividido, a convergência da psicanálise da criança e do adulto, a nova postura do praticante e a relevância de sua formação são colocadas em destaque. O papel essencial dos primeiros ambientes de humanização, a educação e a transmissão, também foram colocados em primeiro plano em sua reflexão.

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Biografia do Autor

  • Bernard Gérard Pechberty, Université Paris Descartes
    Psicanalista, Professor Emérito, membro do Laboratório EDA – Education, Discours et Apprentissage

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Sándor Ferenczi: as passarelas criativas. (2019). Estilos Da Clinica, 24(2), 205-216. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p205-216