Lugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264

Palavras-chave:

Pandemia, Psicanálise, Atendimento remoto, Grupos heterogêneos, Autismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito.

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Biografia do Autor

  • Laura Carrasqueira Bechara, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicóloga e psicanalista. Membro da equipe do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica e do Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Marina Belém Lavrador, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicóloga e psicanalista. Membro da equipe do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica e do Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

  • Maria Eugênia Pesaro, Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica

    Psicóloga e psicanalista. Membro do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. São Paulo SP, Brasil.

  • Mariana Trenche de Oliveira , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Fonoaudióloga, doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. São Paulo, SP, Brasil.

  • Cristina Keiko Inafuku de Merletti , Universidade Ibirapuera. Programa de Pós-Graduação em Educação e Psicanálise

    Psicóloga e psicanalista. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Psicanálise da Universidade Ibirapuera, membro do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Lugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invenções. (2021). Estilos Da Clinica, 26(2), 252-264. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264