Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismo

Autores

  • Anahi Canguçu Marfinati Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p244-262

Palavras-chave:

autismo, psiquiatria infantil, história, psicopatologia infantil.

Resumo

O presente artigo constitui-se em um estudo conceitual que tem por objetivo traçar um percurso histórico do saber psiquiátrico sobre a criança, assinalando o modo como a conceituação de autismo infantil origina-se dentro desse panorama. Para tal, dividimos este trabalho em três momentos: o primeiro, dedicado à discussão da noção de retardamento mental, seguido pela problematização das primeiras reflexões acerca das psicoses da infância e o nascimento da clínica pedopsiquiátrica e a conceituação de autismo pela Psiquiatria. Assim, buscamos compreender o sentido e a origem das práticas atuais, analisando criticamente os manuais psiquiátricos e sua repercussão na psicopatologia infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anahi Canguçu Marfinati, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Mestranda pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, SP, Brasil.
  • Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Docente do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismo. (2014). Estilos Da Clinica, 19(2), 244-262. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p244-262