Iniciativas de Jornalismo Independente no Brasil e Argentina

Autores

  • Daniela Osvald Ramos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.104463

Palavras-chave:

comunicação, mídia, américa latina

Resumo

A rapidez das transformações tecnológicas altera os processos de se produzir e consumir jornalismo em diversos fluxos midiáticos digitais. Estas mudanças estão gerando uma situação de crise em muitas empresas de comunicação, resultando em demissões em massa.  Para reinventar novas frentes de trabalho fora das corporações midiáticas, jornalistas estão criando estratégias de negócio auto sustentáveis que reforcem os princípios investigativos da profissão ao informar sobre questões ligadas aos direitos dos cidadãos e tentar fortalecer a democracia na sociedade. Este artigo discorre sobre alguns  projetos empreendedores que exemplificam estes modelos no jornalismo tanto no Brasil, representados pela Agência Pública e Ponte,  como na Argentina, pelas iniciativas do El Puercoespín e Chequeado.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Ramos, D. O. (2015). Iniciativas de Jornalismo Independente no Brasil e Argentina. Revista Extraprensa, 9(1), 114-123. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.104463