O uso de fontes na cobertura policial no jornalismo online no Amapá: estudo dos sites G1 Amapá e SelesNafes.com

Autores

  • Antonio Carlos Sardinha Universidade Federal do Amapá
  • Abinoan Santiago dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.106911

Palavras-chave:

Jornalismo, Polícia, Fontes jornalísticas, Amapá.

Resumo

Este trabalho dedica‑se a estudar como as fontes jornalísticas são usadas pelos sites G1 Amapá e SelesNafes.com nas matérias de cobertura policial. A análise quantitativa e qualitativa demonstra amplo predomínio do uso das fontes oficiais pelos veículos de comunicação em foco, deixando em evidência, na maioria das vezes, apenas um lado da versão sobre determinado fato. O referido estudo aponta para os riscos que os portais de notícias podem ter ao utilizar e confiar somente nas informações repassadas por fontes oficiais, afetando diretamente na vida dos atores envolvidos, a exemplo de uma condenação ou absolvição prévia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Sardinha, Universidade Federal do Amapá
    Mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2011). Doutorando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Abinoan Santiago dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá. Mestrando do Programa de Pós-Graudação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

BIONDI, Aloysio. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

CHALABY, Jean. O jornalismo como invenção anglo ‑americana: comparação entre o desenvolvimento do jornalismo francês e anglo­ americano, 1830­ 1920. Coimbra: Mass & Media, 2003.

CHAPARRO, M.C. Linguagem dos conflitos, Coimbra: Minerva, 2001.

CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean. Nature e transformation du journalisme: théories et recherches empiriques. Québec: Les Presses de L’Université Laval, 2004.

COMASSETO, Leandro Ramires. As razões do título do lead: uma abordagem cognitiva da estrutura da notícia. Concórdia: UnC, 2003.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GOMES, Mayra Rodrigues. Poder no jornalismo. São Paulo: Hacker editores e EDUSP, 2003.

PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. A Apuração da Notícia – Métodos de investigação na imprensa. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

MELÉM, Viviane de Nazaré de Oliveira. Jornalismo policial: uma análise dos critérios de noticiabilidade do caderno polícia, do jornal Diário do Pará. Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia. Belém, v. 1, n1. p. 26 ­50, jan./jun, 2011.

PACHECO, Alex Rômulo. Jornalismo policial responsável. Biblioteca online de ciências da comunicação. Lisboa: LabCom, 2005.

PENA, Felipe. Teorias do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PONTE, Cristina. Para entender as notícias: linhas de análise do discurso jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.

SCHMITZ, Aldo Antonio. Fontes de notícias: ações e estratégicas das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011.

SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo móvel digital: uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo. Tese Doutorado em Comunicação. Programa de Pós­ Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, 2013.

SOBRINHO, Danilo Angrimani. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995.

SOUSA, Maíra. Reconfigurações do jornalismo: das páginas impressas para as telas de smartphones e tablets. SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Santa Cruz do Sul, 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014.

SOUZA, Anamaíra Pereira Spaggiari. Jornalismo Policial Sensacionalista: Entre a Audiência e a função social. In: INTERCOM, 2009, Curitiba, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: UFJF, Juiz de Fora. 2009.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo vol. II – A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

VEIGA, Isabela R. A cobertura jornalística das operações da Polícia Federal: um olhar sobre a história do jornalismo e a notícia como construção social. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2008.

WOLF, Mauro. – Teorias da comunicação – Mass media. 5ª ed. Lisboa: Presença, 1999.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

O uso de fontes na cobertura policial no jornalismo online no Amapá: estudo dos sites G1 Amapá e SelesNafes.com. (2017). Revista Extraprensa, 10(2), 177-192. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.106911