A estrela caiu: relações entre a publicidade, a cultura pop e a fama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.111114

Palavras-chave:

Star, Advertainment, Celebridade, Cultura Pop, Fama, Indústria Cultural.

Resumo

Este artigo procura observar a estratégia da utilização de figuras célebres na publicidade – em especial em comunicações audiovisuais – e como esta relação alimenta a cultura pop (e é alimentada por ela). Esta análise mostra-se importante para conhecer as relações da comunicação publicitária, tendo em vista a participação eficiente de celebridades na indústria cultural. Como contribuição à análise, observa-se a utilização de algumas personalidades famosas neste contexto, especialmente em modelos audiovisuais. Procura-se identificar em peças publicitárias, em particular no curta-metragem Star, do diretor Guy Ritchie, integrante da série The Hire, produzida para a montadora alemã BMW, aspectos narrativos e estilísticos que possam reforçar e reafirmar este subterfúgio. Este estudo permitiu rastrear algumas importantes marcas da correspondência entre estes elementos no sentido de impulsionar do consumo.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Leite Machado, Universidade Anhembi Morumbi

    Publicitário, especialista em Marketing (FGV), Branding (UAM) e Mídia, Informação e Cultura (CELACC). Professor de Marketing e Comunicação. Atualmente é mestrando de Comunicação Audivisual na Universidade Anhembi Morumbi. 

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Machado, G. L. (2017). A estrela caiu: relações entre a publicidade, a cultura pop e a fama. Revista Extraprensa, 11(1), 171-186. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.111114