MST e a Cidade: Comunicação e socialização política entre trabalhadores rurais e urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.111413

Palavras-chave:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), formação política, comunicação política, hegemonia, campo e cidade.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de tese de doutorado desenvolvida, entre 2010 e 2015, sobre a formação política do MST. O objetivo é compreender como se desenvolve historicamente a relação e articulação política entre o MST e a cidade, entre trabalhadores rurais e urbanos na luta pela hegemonia popular. O que implica compreender a capacidade dialógica do MST, a disposição e intencionalidade pedagógica e comunicativa para as alianças políticas e de classe com o trabalhador urbano e suas instâncias de organização. O foco deste artigo é o nível de luta pela hegemonia da/na comunicação, com base na evolução da comunicação e socialização política entre trabalhadores rurais e urbanos desde a criação das Ligas Camponesas, em 1955, até o VI Congresso Nacional do MST, realizado em 2014. A pesquisa utiliza o método dialético e são aplicadas técnicas qualitativas, entrevistas semiestruturadas, com os dirigentes e militantes, e pesquisa documental a partir de edições do Jornal Sem Terra (JST).  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Nabarrete Bastos, UNINOVE
    É coordenador e professor do curso de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda da UNINOVE. Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Publicou capítulos de livros, artigos e participou de congressos, seminários, encontros e grupos de pesquisa sobre comunicação, cultura, comunicação alternativa, culturas populares e política.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Bastos, P. N. (2016). MST e a Cidade: Comunicação e socialização política entre trabalhadores rurais e urbanos. Revista Extraprensa, 9(2), 173-193. https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.111413