Telejornalismo católico e seus noticiários: o caso do CN Notícias (Canção Nova) e do TJ Aparecida (TV Aparecida) na cobertura de admissibilidade do impeachment (2016)

Autores

  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Renata Fernandes Oliveira de Albuquerque Universidade Católica de Brasília
  • Eliane Muniz Lacerda Universidade Católica de Brasília
  • Felipe Diemer de Lemos Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.119105

Palavras-chave:

Telejornalismo, CN Notícias, Newsmaking, TJ Aparecida, Impeachment.

Resumo

O artigo analisa a pauta da votação da Câmara dos Deputados sobre a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff nostelejornais: CN Notícias (TV Canção Nova) e TJ Aparecida (TV Aparecida), constituindo um estudo comparativo por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), com base nos programas captados no dia 18 de abril de 2016 (segunda), dia após à sessão plenária (domingo), deste evento marcante na política brasileira. O objetivo é checar como cada telejornal de emissoras confessionais trataram o tema a partir dos aspectos técnicos do jornalismo (BARBEIRO; LIMA, 2002) a partir de sua estrutura de cobertura (Newsmaking). Telejornais de emissoras comerciais tradicionais possuem maior aparato e mais recursos do que os telejornais de emissoras confessionais e filantrópicas. É neste sentido que esta pesquisa avalia, de modo inédito, o tratamento desta pauta. O resultado mostra a cobertura feita com ineditismo e alto grau de valor notícia, em detrimento do que se pensava no previamente à investigação que os telejornais de emissoras confessionais fariam mero follow up: ao cozinhar notícias de outras emissoras.

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Biografia do Autor

  • Robson Dias, Universidade Católica de Brasília
    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq). Coordena pesquisa sobre prêmios e responsabilidade social na Comunicação (com cooperação de equipe da ANDI, CNBB, SEBRAE, COJIRA): Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional (CNPq Universal 2014).
  • Renata Fernandes Oliveira de Albuquerque, Universidade Católica de Brasília
    Jornalista pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e membro da Pastoral da Comunicação Alô São José.
  • Eliane Muniz Lacerda, Universidade Católica de Brasília
    Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no curso de Comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e assessora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Vice-Líder do grupo de pesquisa: Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq). Membro do projeto: Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional (CNPq Universal 2014).
  • Felipe Diemer de Lemos, Universidade Católica de Brasília
    Jornalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e especialista em Comunicação Corporativa (UNISUL) e Marketing Estratégico (Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP). Assessor de Comunicação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DAS - Brasil).

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Telejornalismo católico e seus noticiários: o caso do CN Notícias (Canção Nova) e do TJ Aparecida (TV Aparecida) na cobertura de admissibilidade do impeachment (2016). (2017). Revista Extraprensa, 10(2), 95-115. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.119105