Eleições e ciberativismo: o caso da campanha #VoteLGBT
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.122619Palavras-chave:
Ciberativismo, Redes sociais, Representação política, #VoteLGBT.Resumo
As novas redes de comunidades estabelecidas no ambiente da internet são lugares de resistência das minorias, visando ao alcance de novas práticas políticas no meio social. A partir dessa constatação, este artigo objetiva abordar de forma exploratório-descritiva o caso da campanha #VoteLGBT, surgida na internet durante o pleito eleitoral de 2014. Pretende-se, portanto, uma compreensão inicial da atuação da campanha mobilizada a partir das redes sociais digitais no cenário político brasileiro, e das contribuições possíveis às lutas do movimento LGBT e à democracia no contexto contemporâneo. Sustenta-se a discussão deste trabalho, principalmente, nas contribuições de Costa (2007), Pitkin (1985, 2006), Monedero (2009), Manin (1995, 2006), Castells (2003, 2005, 2013), Ferreira (2013), Lévy (2009), Simões e Facchini (2009).
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