O “quinto poder” exerce poder de fato? Relações entre um observatório de mídia e seu público
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.129074Palavras-chave:
Comunicação e gênero, Quinto poder, Estudo de audiência.Resumo
As experiências de resistência e crítica midiática têm sido chamadas de “quinto poder” e constituem o foco desta pesquisa. O blog Escreva Lola Escreva é objeto deste artigo pois visa alfabetizar midiaticamente seus leitores no que diz respeito à cobertura midiática das questões de gênero. É objetivo deste artigo compreender, através de uma pesquisa com sua audiência, em que medida o blog influencia a formação da consciência política feminista do seu público. Para isso, são analisadas as 612 respostas do questionário direcionado aos leitores do blog em cruzamento com a análise discursiva de 102 posts. A análise dos resultados sugere que o público vê a autora como uma “referência”, uma “professora” e uma “amiga”, além de compartilhar com ela um alto grau de correspondência de opiniões.
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