Contribuições de professoras paulistas no enfrentamento do racismo no contexto escolar

Autores

  • João Alves Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo http://orcid.org/0000-0001-5999-0692
  • Maria da Glória Calado Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio – SENAC/São Paulo
  • Maria Cecília Cortez Christiano de Souza Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.133329

Palavras-chave:

Racismo, Negro, Enfrentamento, Prêmio Educar para a Igualdade Racial.

Resumo

Esse artigo teve por base pesquisa realizada em 2013, na qual foram analisados relatos de professoras ganhadoras da 4ª edição do “Prêmio Educar para a Igualdade Racial”. Parte-se do pressuposto de que o racismo é estruturante da sociedade brasileira e marca as desigualdades sociais. Na literatura acadêmica sobre o tema da educação das relações étnico-raciais, os pesquisadores têm observado a tendência dos atores escolares (professores e coordenadores) a silenciarem diante de episódios reveladores de preconceito e de discriminação contra o negro. Na contramão dessa perspectiva, os relatos das professoras entrevistadas revelam que, a despeito da complexidade do racismo, é possível romper esse silêncio por meio de práticas educativas intencionalmente desenvolvidas. Com base nessas intervenções, neste artigo refletimos criticamente sobre essas práticas premiadas, no sentido de contribuir com professoras e professores de escolas públicas e privadas no enfrentamento do racismo.

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Biografia do Autor

  • João Alves Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo

    Doutor em Educação (2013) e Mestre em Administração (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Efetuou pesquisas sobre políticas públicas de avaliação educacional,  cooperativismo  e  atualmente  conduz  projeto  de  extensão  em  eficiência  energética  em  micro  e  pequenas  empresas  em  Guarulhos.  É  professor  no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo ­IFSP campus Guarulhos, nos cursos técnico, tecnológico e engenharia de Automação. Possui acreditação profissional
    LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pelo Conselho Americano de Prédios Verdes. Além da experiência docente, ocupou por mais de 25 anos, funções nas
    áreas  gerencial  e  executiva  de  importantes  empresas  nacionais  e  internacionais,  notadamente  nas  áreas  de  planejamento,  processos,  qualidade,  eficiência  energética  e manutenção de instalações. 

  • Maria da Glória Calado, Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio – SENAC/São Paulo
    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora da Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior no Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio – SENAC/São Paulo. 
  • Maria Cecília Cortez Christiano de Souza, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP
    Professora titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É livre docente e titular em História da Educação e Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Pacheco, J. A., Calado, M. da G., & Souza, M. C. C. C. de. (2017). Contribuições de professoras paulistas no enfrentamento do racismo no contexto escolar. Revista Extraprensa, 11(1), 222-240. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.133329