As “Jornadas de Junho” e a ressignificação da campanha “Vem pra rua”

Autores

  • Ana Luisa de Castro Almeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
  • Raquel de Oliveira Barreto Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
  • Cristiano Diniz Cunha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Redes sociais, Ressignificação, Comunicação, Tecnologia

Resumo

Neste artigo pretende-se discutir como se deu o fenômeno de apropriação e ressignificação da campanha publicitária “Vem pra rua” da Fiat Automóveis durante as “Jornadas de Junho” no Brasil em 2013. Busca-se entender como as “Jornadas de Junho” adquiriram o alcance e repercussão que tiveram e como o movimento popular fez uso das redes sociais e do discurso institucional de uma organização a fim de expressar suas causas e insatisfações.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luisa de Castro Almeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Doutora ( 2005) em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais ) e Mestre( 2000) em Comunicação,( Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professora de graduação e pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com experiência de mais de 20 em docência na Comunicação Social e em atuação profissional como consultora de comunicação organizacional para empresas de diversos portes e setores. Concentra suas pesquisas nos estudos de Comunicação no contexto das organizações, em representações e interações sociais, especialmente identidade, marca, imagem e reputação. É também professora convidada da Fundação Dom Cabral e Diretora Acadêmica do Reputation Institute Brasil.
  • Raquel de Oliveira Barreto, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
    Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Cristiano Diniz Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Jornalista e mestre em Comunicação Social pela PUC/MG, com foco em redes sociais e interações organizações/públicos. Tem experiência em abertura de empreendimentos de grande porte, análise e estratégia em cenários críticos, imprensa, redes sociais, gerenciamento de crises e comunicação para comunidades. Responsável pela comunicação digital e imprensa na Fundação Renova. Atuou em empresas como Vale, Caemi/MBR, Central Brasileira de Notícia (CBN), IETEC e Lindolfo Paoliello Comunicação. Idealizador e coordenador do Panorama da Mineração em Minas Gerais, iniciativa do IBRAM/FGV.

Referências

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. São Paulo: Zahar, 2013.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Trad. Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

HARVEY, D. A liberdade da cidade. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS. www.ibccrim.org.br.

KAPLAN, A. M., HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, v. 53, nº1, 2010, p. 59-68.

LEMOS, A. Nova esfera Conversacional. In: DIMAS, A.; KÜNSCH, D. A; da SILVEIRA, S.A.; et al. Esfera pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro, Ed. E-Papers, 2009, p. 9-30.

MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido!. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

MITCHELL, D. The rigth to the city. Minneapolis: Minnesota University Press, 2003.

NAVARRO, M. The Personal is Political: Las Madres de la Plaza de Mayo. In ECKSTEIN, S., Power and Popular Protest. Berkley: Un. California, 1989.

PINHO, J. A. G. Sociedade da informação, capitalismo e sociedade civil: reflexões sobre política, internet e democracia na realidade brasileira. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 1, jan/fev, 2011, p. 98-106.

RABELO, L. As Mídias Sociais e a Esfera Pública: Mudanças de Paradigma na Comunicação Contemporânea. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Goiânia: Anais... 2010.

RICCI, R.; ARLEY, P. Nas ruas: a outra política que emergiu em Junho de 2013. Belo Horizonte: Letramento, 2014.

ROLNIK, R. As vozes das ruas: as revoltas de junho e suas interpretações. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

SANTOS, J. E.; SANTOS, V. L.C. Geografia dos protestos e meio comunicacional: redes sociais digitais e manifestações populares. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 02, n. 02, 2013.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SAKAMOTO, L. Em São Paulo, o Facebook e o Twitter foram às ruas. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

SECCO, L. As Jornadas de Junho. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

VAINER, C. Quando as cidades vão às ruas. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

VASCONCELOS, E. M. O poder que brota da dor e da opressão: Empowerment, sua história, teorias e estratégias. São Paulo: Editora Paulus, 2003. 383p.

ZIZEC, S. Problemas no Paraíso. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013. 112p.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Almeira, A. L. de C., Barreto, R. de O., & Cunha, C. D. (2017). As “Jornadas de Junho” e a ressignificação da campanha “Vem pra rua”. Revista Extraprensa, 11(1), 203-221. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992