A TV digital e as plataformas multidigitais no Chile
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.138360Palavras-chave:
TV digital, Plataformas interativas, Desenvolvimento digital, Agenda digitalResumo
O presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo de implantação da TV Digital no Chile mediante uma sociedade que busca por meios de as novas plataformas digitais serem mais interativas nas relações socioculturais. Considerando que o governo chileno esteja regulamentando novas leis e diretrizes para que a tecnologia digital possa se instalar em território chileno de maneira adequada até 2020, oferecendo serviços de qualidade para toda população, o intuito no início desse processo, em que a digitalização não se estabeleceu totalmente, é o de informar as pessoas da maneira mais objetiva possível, no que se refere às possibilidades, aos objetivos e aos benefícios que a implantação da TV Digital e das plataformas multidigitais poderão trazer para toda sociedade chilena.
Downloads
Referências
BAEZA, Chiara Sáez. Políticas públicas de comunicación y participaciónciudadana: el caso de latelevisión digital en Chile.Signo y Pensamiento, vol. XXXII, núm. 63, 2013, pp. 34-51.
CAPPARELLI, Sérgio; RAMOS, Murilo César; DOS SANTOS, Suzy. WebTV, teleTV e a convergência anunciada. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 2, 2000.
FERNÁNDEZ, Francisco; GOLDENBERG, Sergio. Aplicacionesinteractivas para latelevisión digital en Chile. Cuadernos de información, n. 22, 2008, p.6-17. Disponível em:
http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/86/78/.
GODOY, Sergio. TV digital em Chile: Regulación y modelos de negocio.Cuadernos de Información, nº 21, 2007, p 74-81. Disponível em:http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/107/99.
JENSEN, Jens F. Interactive television: new genres, new format, new content. In: Proceedings of the second Australasian conference on Interactive entertainment. Creativity&CognitionStudios Press, 2005. p. 89-96.
MARQUES DE CARVALHO, Juliana. A implantação da televisão digital no Brasil e no Chile: tendências e assimetrias. Cuadernos. info, n. 32, p. 101-110, 2013. Disponível em:http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/446/pdf.
ORTEGA, Félix. La encrucijada de latelevisión pública en Chile.Cuadernos de Información, nº 23, 2008, p 42-61. Disponível em:
http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/95/87.
YANOVER, David Alejandro. La Revolución Digital enlosMedios.Revista Latinoamericana de Comunicación CHASQUI, nº 97, 2007, pp. 76-81.
Referências eletrônicas
Agenda Digital 2020. Disponível em: http://www.agendadigital.gob.cl/#/. Acesso em 21/10/2017.
Agenda Digital Imagina Chile. Disponível em: “ https://www.mtt.gob.cl/wp-content/uploads/2014/02/agenda_digital.pdf”. Acesso em: 15/08/2017.
Central IntelligenceAgency. Disponível em:
“https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ci.html” Acesso em: 16/08/2017.
ChileTelevisionDigital. Disponível em: http://www.chiletelevisiondigital.com/ley-n-20-750-ley-de-la-television-digital-terrestre/. Acesso em: 01/09/2017.
Fundação País Digital. Disponível em: http://www.indicepaisdigital.cl/. Acesso em: 12/09/2017.
Global Connection. Disponível em: https://www.virtualbusiness.cl/index.php/beneficios-de-oficina-virtual/financiamento-emprendedores/fondos-concursables-corfo/71-aceleracion-internacional-de-emprendimientos-tecnologicos-global-connection. Acesso em: 01/09/2017.
MeasuringtheInformationSocietyReport 2016. Disponível em: http://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/publications/misr2016/MISR2016-w4.pdf Acesso em 07/09/2017.
Start-Up Chile. Disponível em: http://www.startupchile.org/home. Acesso em: 20/08/2017.
Subtel (Subsecretaría de Telecomunicaciones). Disponível em: “http://www.subtel.gob.cl/”. Acesso em: 16/08/2017.
Wikipedia. Disponível em: “https://pt.wikipedia.org/wiki/Teletexto”. Acesso em: 18/08/2017.
World EconomicForum, 2013. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/GITR/2013/GITR_OverallRankings_2013.pdf. Acesso em: 20/08/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.